BLOG ESTÉTIK

Tudo sobre estética!

Conheça toda a verdade sobre procedimentos invasivos, minimamamente invasivos e não invasivos

Pocedimentos invasivos e não invasivos

Quando dizemos “invasivo”, nos referimos a perfuração que um procedimento tem na pele. Existem vários procedimentos estéticos e cada um tem um tipo diferente de invasão… E hoje, na EstétikCursos, você vai aprender de forma simples tudo o que precisa saber sobre eles.

Aprenda a diferenciar:

● Procedimentos não invasivos: onde não tem invasão na pele. Exemplos: limpeza de pele, alongamento de cílios, lash lifting, massagens, procedimentos com Hyaluron Pen.

● Procedimentos minimamente invasivos: onde as máquinas perfuram muito pouco a pele no meio do procedimento. Exemplos: microagulhamento skinbooster, BB-glow, micropigmentação de sobrancelhas, micro henna.

● Procedimentos invasivos: onde existem grandes incisões ou o uso de agulhas, como as que utilizam injeções. Exemplo: lipoaspiração, bichectomia, rinoplastia, silicone e outras cirurgias.

Preciso ser formada para aplicar quais procedimentos?

O que acontece é que a lei proibe pessoas de aplicarem procedimentos invasivos por conta de seus riscos, que são maiores para a saúde. Isto causa muita confusão entre profissionais da área da estética, mas afinal, quais procedimentos podemos aplicar sem um curso superior?

● Procedimentos em que precisamos formação: Apenas procedimentos invasivos. Sabe por quê?

Já que nesses procedimentos existem cortes e injeções, podem acontecer reações graves no organismo (principalmente em erros no procedimento), como: infecção, necrose, hemorragia, rejeição do organismo etc. E quais procedimentos posso fazer sem ser formada? Vamos ver abaixo!

● Procedimentos em que não precisamos de formação: Procedimentos não invasivos e Minimamente invasivos. Entenda:

Para realizar procedimentos não invasivos, os riscos são praticamente neutros e não colocam em risco a vida nem a saúde de uma paciente. Então qualquer pessoa pode fazer tendo conhecimento da técnica.

O mesmo para procedimentos minimamente invasivos. Entenda o motivo:

Podemos ver na imagem acima que dividimos a anatomia da pele em 3 partes: Epiderme, Derme e Hipoderme. Precisamos conhecer estas 3 partes para entender por qual motivo podemos aplicar procedimentos minimamente invasivos.

De acordo com a Lei do Ato Médicoprocedimentos que afetarem a derme e epiderme não são considerados procedimentos voltados para médicos. Isto pelo fato de que a camada da Hipoderme é até mesmo identificada como “tela subcutânea” e é com ela que identificamos como uma profundidade vascular profunda (considerada atividade privada do médico).

Neste caso, você pode trabalhar com procedimentos minimamente invasivos sendo uma profissional da estética sem formação em cursos superiores.

Quais as vantagens destes outros procedimentos?

Cada paciente e profissional pode preferir qualquer tipo de procedimento. Nós da EstétikCursos preferimos os procedimentos minimamente invasivos e não invasivos. Descubra logo abaixo as vantagens deles, porque você também vai amar.

Vantagens de procedimentos minimamente invasivos

● Qualquer pessoa pode aplicar: a principal vantagem de procedimentos minimamente invasivos é que qualquer pessoa pode realizá-los sem que tenha uma formação universitária na área da saúde.

● Recuperação rápida: diferentemente de cirurgias, estes procedimentos tem um tempo de recuperação menor, e na maioria das vezes nem afetam a rotina ou atividades de lazer da cliente.

● A dor é menor: como estes procedimentos tem menores incisões, a dor é menor. Ele é mais aceito por pacientes por poderem suportar melhor, não precisar de anestésicos fortes ou até por causas externas, como o medo de agulhas.

● Menores riscos: as intercorrências desses procedimentos são mais simples, não tem grande gravidade e não colocam em risco a vida de a paciente.

Vantagens de procedimentos não invasivos

● Custo muito baixo para iniciar: como geralmente os procedimentos são manuais, não gastará com materiais caros para iniciar a aplicar os procedimentos.

● Resultado no mesmo dia: os resultados geralmente saem no mesmo momento em que a cliente sai do consultório (como por exemplo em procedimentos de quiropraxia e massagem linfática), o que pode gerar melhor satisfação da cliente nos procedimentos.

● Baixo Custo: Estes procedimentos, por dispensarem anestésicos e máquinas, sua aplicação não necessita de grandes custos para serem aplicados, então veremos sempre muitas mulheres saindo do salão com sua pele limpa, unhas feitas, cabelo hidratado e chamando a atenção de todos com seu novo visual.

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Post Recentes

Categorias

Nossos Cursos

Posts Recentes

Mão foto criado por Racool_studio - br.freepik.com

Na pratica aprendendo BBlips de forma rápida.

Continuando nossos estudos nas LivesEstétik sobre técnicas do procedimento, o profissional Michel Santana realizou uma gravação explicativa do procedimento de neutralização em uma modelo.  Na